Trilha sonora ao vivo para animações de Starewicz

 

Ladislaw Starewicz


A paixão por entomologia (ciência que estuda os insetos) desde a infância conduziu Starewicz em sua carreira. No seu tempo livre, experimentava filmes de ação usando besouros que ele articulava depois de colocar arame nas patas e no tórax.


Seu terceiro filme, A Formiga e o Gafanhoto, lhe rendeu um prêmio de honra do czar. A Revolução Russa o fez emigrar para Paris, onde chegou em 1920 e continuou a produzir animações surreais e líricas. Com grande paciência e atenção aos detalhes, escrevia ou adaptava histórias, desenhava e construia bonecos, cenários e figurinos, articulava cada movimento e filmava cada quadro.


Em Janeiro de 2010 o Projeto Axial foi convidado pela Gargantua Produções e pelo SESC-SP a sonorizar ao vivo quatro curtametragens stop motion de um dos precursores e visionários da animação, Ladislaw Starewicz. O evento foi realizado com as projeções de “A Vingança do Cameraman” (1912) uma animação realizada com besouros e outros insetos, “O Leão e o Mosquito” (1932) baseado na fabula de La Fontaine,

“O Mascote” (1933) e “A Voz do Rouxinol” (1923).


A trilha sonora executada de forma parcialmente improvisada durante a apresentação do dia 30/1/2010 foi gravado e adicionada aos vídeos adiante. Nenhuma edição posterior pôde ser feita.


Sobre a trilha


Dado o relativamente curto período de tempo que o Axial dispôs para preparar estas trilhas sonoras, foi inevitável a opção pela improvisação baseada em estruturas previamente produzidas.


Para dar “guia” ao fluxo improvisacional, algumas texturas e/ou ambiências foram sequenciadas aos filmes e serviram de partida para a construção coletiva do grupo. Parte destas guias foram abandonadas, parte menteve-se assimilada à narrativa que o grupo gerou com seus recursos sonoros. Sandra Ximenez, além do teclado e acordeon que habitualmente usa nas apresentações do Axial, enveredou na criação de texturas polifônicas vocais

Starewicz faleceu em 1965 e deixou inacabado Like Dog and Cat. Ainda que tenha influenciado animadores atuais, como Henry Selick (James e o Pessego Gigante), seu trabalho é pouco reconhecido porque é pouco exibido. Muitos de seus filmes foram considerados perdidos.

utilizando um recurso de delay em feedback conhecido comercialmente como Loop-Station ou Looper. Leonardo Muniz Correa e Yvo Ursini puderam lançar mão do entrosamento que a prática de improvisação em seu grupo experimental Projeto B lhes proporcionou e submeteram essa linguagem ao processamento digital de audio que habitualmente utilizam no Axial. Por fim, Felipe Julián encarregado do disparo de samples e das guias, desenvolveu um sintetizador híbrido operado por um controlador MIDI que permitia a dosagem de três timbres diferentes: um piano eletrico, ondas senoidais e um quarteto de cordas. Estes três timbres, dosados conforme a necessidade, sofriam alguns processamentos como envelopes ADSR, delays e reverbs que permitiram gerar sons musicais ou ruidos de insetos como os presentes em “A Vingança do Cameraman”.

The Mascot | 1933

Cameraman`s Revange | 1912